Odontologia no esporte
Assim como as mãos são o instrumento mais precioso de um dentista, a boa forma e saúde do corpo é o maior instrumento para um atleta de alta qualidade.
O papel da odontologia no esporte é cuidar da saúde de modo geral, pois começando pela boca, ele evita diversos outros problemas que se manifestariam no corpo.
Por exemplo: Se um atleta não faz a higiene adequada ele desenvolve uma gengivite e se não tratar a gengivite ela se transforma em uma periodontite, nesse caso diversos estudos foram publicados, mostrando que a periodontite por ser uma doença que aumenta o número de bactérias na boca,pode levar essas bactérias para todo o corpo se não for tratada, isso iria gerar dificuldade de regeneração muscular e problemas nas articulações e no caso dos atletas isso seria uma péssima opção.
Além desses problemas periodontais, também têm a necessidade do uso de protetor bucal para esportes de alta intensidade, principalmente buscando evitar ranger dos dentes, ou em esportes de luta evitando a extrusão por golpes e até mesmo a fratura da raiz quando a força na mordida é excessiva para realizar movimentos.
Por isso você atleta, cuide da sua saúde bucal do mesmo modo que cuida da corporal, procure um bom dentista e evite imprevistos.
Comentários
Postar um comentário