Radiologia odontológica periapical

 

Consiste na tomada de radiografias para ajudar no diagnóstico e tratamento dos casos na clínica, as estruturas presentes nas imagens radiográficas são classificadas em :

Radiopaca (+ clara), tem facilidade de absorver os feixes de raio x, representam os tecidos de maior densidade, como esses á baixo.


Radiolúcida (+ escura), tem dificuldade de absorver os feixes de raio x, representam os tecidos mais, menos densos, como esses á baixo.





Técnicas radiográficas : 

  • Periapicais - bissetriz e paralelismo.
Na técnica periapical, o foco é obter uma imagem em que seja possível observar todas as estruturas do órgão dental e das que rodeiam ele, ou seja, esmalte, dentina, polpa, raiz, osso alveolar, lâmina dura, entre outras.     

Técnica da Bissetriz 

O raio central deve incidir perpendicular á bissetriz do ângulo formado entre o eixo do dente e o do filme radiográfico. 

 Distância foco-filme é de 20cm


  • A posição da cabeça do paciente deve ser da seguinte forma para maxila, com o paciente olhando para o joelho ou chão, devemos usar como referência a linha trágus-asa do nariz.


Legenda das referências para radiografar 
  1. Molares Superiores 
  2. Pré - molares superiores 
  3. Caninos e incisivos laterais superiores 
  4. Incisivos centrais superiores 
  • A posição da cabeça do paciente para a mandíbula deve ser da seguinte forma, com o paciente olhando para o teto, usamos como referência a linha trágus-comissura labial 


      Legenda das referências para radiografar

  1. Molares inferiores 
  2. Pré - molares inferiores 
  3. Caninos inferiores 
  4. Incisivos centrais e laterais inferiores 

Técnica da Bissetriz sem posicionador
  • Na maxila o paciente precisa segurar o filme radiográfico com o dedo polegar da mão oposta e manter o filme pressionando, com a palma da mão aberta.
  •  Na mandíbula o dedo que segura o filme é o indicador da mão oposta que deve ser pressionado, com a mão fechada, olhe na imagem á baixo. 👇

  • O filme radiográfico deve ser posicionado horizontalmente para as radiográfias dos pré - molares, e molares e verticalmente nos casos de incisivos, e caninos, com o picote sempre voltado para a coroa dental. Deve ser deixado um espaço de 2 a 3mm, sobrando além da coroa dos dentes. 



  • Esses valores só servem de referência para os iniciantes verificarem no goniômetro do aparelho de raio X 
 


Técnica da bissetriz com posicionador de filme do tipo bloco de mordida 

  • Trata-se da mesma técnica radiográfica periapical da bissetriz, porém, o paciente não segura o filme com os dedos nem utiliza o DPF convencional. Para segurar/posicionar o filme radiográfico, é colado um bloco de mordida de PVC no próprio filme, em posição que depende da região a ser radiografada. Assim, o paciente morde o bloco de mordida, que, como consequência, fixa o filme em posição.



 Técnica  do paralelismo 

  • Nessa técnica o filme radiográfico é posicionado paralelamente ao plano do eixo do dente com a ajuda de um posicionador. O raio central deve incidir perpendicularmente e em direção ao centro do longo eixo do dente e do plano do filme. Deve ser usado um cilindro (cone) longo, para evitar a distorção da imagem radiografica
  • A execução dessa técnica é simples, bastando ajustar o posicionador ao dente a ser radiografado.
  • Distância foco-filme é de 40cm
  • Ótimo para avaliação periodontal por conta do maior afastamento do filme e do aparelho raio X, o que proporciona uma imagem mais real se comparada com a técnica da bissetriz 




Imagem radiografia boca toda: devemos começar sempre pelos molares e ir até os molares do outro quadrante, tanto em maxila quanto mandíbula.

Referências: Livro imaginologia e radiologia odontológica, aranha Watanabe 
Apostila radiologia odontológica universidade federal do Maranhão 

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

Bruxismo, você tem?

Por que ir ao dentista ? 🤔

Odontologia no esporte